O deputado estadual Henrique Pires (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de resolução com o objetivo de acabar com o voto secreto nas votações relacionadas as concessões de títulos de cidadania piauiense.

Agora o projeto será discutido nas comissões técnicas da Alepi, e se for aprovado, será encaminhado para votação no plenário. Em sua justificativa apresentada para a aprovação da proposta, o deputado estadual destacou que é direito da população saber a opinião dos parlamentares.

“O dispositivo V do artigo 176 do Regimento Interno desta Casa, sequer se adequa a Constituição Federal, sendo urgente a análise da matéria primeiro para adequar o texto regimental a Constituição Federal, assim como aprofundar o debate e atender por completo os anseios da sociedade brasileira e piauiense, extinguindo a votação secreta deste parlamento”, explicou Henrique Pires.

O parlamentar ainda destacou que “essa discussão tem tanta relevância que até o poder Judiciário vem adotando a votação aberta para a escolha dos presidentes de seus tribunais, corroborando com a ideia de que a votação secreta não é admitida nem pela Constituição Federal”.


Com informações do GP1. 

Dê sua opinião: