O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue nadando de braçadas na disputa de votos para presidente entre os eleitores de Teresina. O petista tem 54,46% das intenções de votos para presidente, quatro vezes e meia mais que o índice alcançado pelo deputado Jair Bolsonaro (PSL), que vem em segundo, com 12,12%.

O terceiro colocado na disputa é o ex-ministro Ciro Gomes, já homologado como candidato do PDT a presidente. O pedetista tem 7,65% das intenções de voto – um pouco à frente da ex-ministra Marina Silva (Rede), que aparece com 6,61%. Os dois estão estatisticamente empatados, considerando a margem de erro da pesquisa, de 3,5% para mais ou para menos.

Apesar de Teresina ter eleito sucessivos prefeitos tucanos desde 1992, o candidato do PSDB a presidente, Geraldo Alckmin, não obteve mais que 3,44% das intenções de votos na cidade – menos da metade do índice alcançado por Ciro Gomes e 15,8 vezes menos que o percentual das intenções de votos obtidas pelo petista Lula da Silva.

Convém lembrar que, à exceção de Jair Bolsonaro, todos os candidatos com mais de 1% das intenções de voto na pesquisa já disputaram a Presidência da República. Na soma das disputas de Lula (cinco candidaturas, duas vitórias), Ciro Gomes (duas candidaturas), Marina Silva (duas) e Geraldo Alckmin (uma) tem-se  dez disputas presidenciais.

Os que não foram candidatos surgem num pelotão de desempenho abaixo de 1% das intenções de voto: Rodrigo Maia, do DEM (0,51%), Flávio Rocha, do PRB, que nem mais candidato é (0,38%), Henrique Rebelo, do MDB (0,26%) e João Amoedo (Novo), com 0,13%,.

Branco, nulos e eleitores indecisos somaram 14,54%.

Ficha técnica da pesquisa

Período de realização: 20 A 22 de julho de 2018.
Universo: Cidade de Teresina, nas zonas urbana e rural, atingindo 78 bairros e três localidades rurais.
Tamanho da mostra: 784 entrevistas, sendo 752 na zona urbana e 32 na zona rural.
Margem de erro: 3,5% para mais ou para menos.
Contratante: Portal AZ
Registro na Justiça Eleitoral: PI-09631/2018 e BR-3608/2018.


Com informações do Portal AZ.

Dê sua opinião: