O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, participou, nessa quinta-feira (1º), da reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Diretos Humanos e Administração Penitenciária do Brasil. O evento foi realizado no Rio de Janeiro, e contou com a participação de representantes dos estados.

Dentre os temas debatidos no evento, estiveram na pauta as estruturações dos presídios no país, sistemas de informação, uniformização de progressão de penas e aplicação de medidas, concessão de benefícios aos presos e abertura de novas vagas no sistema prisional.

Para Carlos Edilson, o encontro foi importante para se debater temas atuais em relação às políticas públicas voltadas para a segurança pública e que envolvem o sistema prisional dos estados. "O evento serviu, sobretudo, para discutirmos medidas e ações de melhorias e combate às forças contrárias ao Estado no sistema prisional. Estamos trabalhando para manter a disciplina e a ordem em nossas unidades", ressaltou o gestor.

A reunião possibilitou, também, um empenho dos estados para unir esforços e cederem agentes penitenciários para a Força de Intervenção Penitenciária, que atuará na retomada dos procedimentos disciplinares no estado do Pará. A Secretaria da Justiça do Piauí enviará quatro homens para o reforço das ações no estado da região norte.

Dê sua opinião: