O governador Wellington Dias participou da abertura da segunda edição do Congresso das Cidades do Piauí, nessa segunda-feira (6), no Atlantic City, em Teresina. O evento contou com a participação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre; do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; do presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; prefeitos e representantes de municípios piauienses, autoridades políticas, além de técnicos, estudantes e comunidade.

Na oportunidade, foram tratados temas de interesse dos municípios, entre eles a necessidade de integração dos poderes e ações para o desenvolvimento das cidades, além do apoio dos municípios às pautas em votação na Câmara e no Senado, a exemplo da reforma da Previdência.

Para o presidente Rodrigo Maia, aproximar os municípios do parlamento é muito importante para que se construa todas as pautas com a compreensão daquilo que de fato tem impacto na vida das pessoas. 

“Ajudar os municípios é ter impacto direto na vida da população. São eles que atendem os temas mais importantes como a educação básica, saúde e saneamento. Precisamos reorganizar o Estado para que os recursos que hoje são concentrados em uma estrutura pesada em Brasília sejam ao longo dos próximos anos investidos e trazidos para cada uma das cidades do Piauí e do Brasil”, comentou o presidente.

Maia falou ainda que a reforma é essencial para o equilíbrio do país, para garantir as aposentadorias futuras e para que o setor privado volte a investir em projetos de maior prazo. 

”Hoje, está tudo parado por conta da falta de organização do Estado”, comentou o presidente da Câmara.

A aprovação da reforma, segundo Rodrigo Maia, vai ajudar a população que vive diretamente na ponta, ou seja, nos municípios. 

“Com a reforma da Previdência nós teremos condição de atender melhor a população que vive em nossos municípios. Hoje, na situação que o Brasil vive, não há mais disputas locais. Ou vamos enfrentar os desafios ou vamos todos para o mesmo lugar: o colapso social e fiscal e previdenciário”, declarou o parlamentar.

Sobre a reforma, o presidente do Senado pediu apoio dos prefeitos e afirma que é uma pauta que deve unir todo o país. 

“A reforma da Previdência é importante para todo o país. Não é uma pauta do Congresso, não é uma pauta do presidente Jair Bolsonaro, mas é uma pauta de todo o Brasil. Precisamos do apoio de todos os prefeitos. É preciso que cada um dos prefeitos presentes saiam daqui e levem esse conceito para todos os outros", afirmou Davi Alcolumbre. 

Congresso

O presidente da Associação Piauiense de Municípios, Jonas Moura, destacou a importância do Congresso das Cidades. 

“Um momento ímpar, onde podemos participar de oficinas, aprender mais e inovar. Uma oportunidade também de estar dialogando com os presidentes do Senado e Câmara, aqui na nossa terra, tratando das nossas demandas, o que facilita muito o entendimento”, comentou o gestor.

O governador também destacou a realização do Congresso das Cidades e a integração para o desenvolvimento de estados e municípios. Para Wellington, as discussões sobre o desenvolvimento do país não podem ficar apenas na reforma da previdência, que segundo ele, se faz necessária, mas com diversos ajustes ao que foi apresentado.

Dias destacou que terá uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, na quinta-feira (09), para discutir temas como as pautas da educação e cessão onerosa do gás e petróleo.

Dê sua opinião: