Nota técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirma a presença de um foco de peste suína clássica no Piauí. A informação do ministério tem como base relatório da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí  (ADAPI).

De acordo com o relatório, o foco foi localizado no município de Lagoa do Piauí. “A investigação realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí – ADAPI, como parte do sistema de vigilância das doenças hemorrágicas dos suínos, em uma propriedade de criação extensiva de 13 suínos, identificou a ocorrência de mortalidade de 7 leitões menores de três meses de idade e a presença de animais com sinais de fraqueza, febre alta e paresia de membros posteriores”, diz a nota técnica.

Exames laboratoriais realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Minas Gerais, confirmou que amostras de um animal morto apresentavam ancorpos pelo teste ELISA e a presença do agente da Peste Suína Clássica (PSC). O governo deve realizar uma reunião na manhã deste sábado, com os órgãos responsáveis pelo assunto, para discutir medidas de  controle da doença.

Segundo o documento, outras análises laboratoriais estão em andamento na região, como medidas para eliminação do foco serão aplicadas. Em 2018, houve a confirmação de 44 focos no Estado do Ceará.

A reportagem tentou entrar em contato com a Adapi, mas até o horário de publciação da matéria não obteve retorno.


Via . 

Dê sua opinião: