A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) foi destaque durante o 40° Encontro Nacional de Juntas Comerciais (Enaj), em Foz do Iguaçu/PR. Com o tema "Juntas Comerciais na Era Digital", o encontro organizado pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Junta Comercial do Estado do Pará e Junta Comercial do Paraná, reuniu presidentes, procuradores, secretários e técnicos de tecnologia da informação (TI) para discutir temas como desburocratização, simplificação e aprimoramentos do registro de empresas.

Nessa quinta-feira (27), a presidente Alzenir Porto, que também é vice-presidente da Fenaju, apresentou o painel “Desafios das Juntas Comerciais à integração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim)” e discorreu sobre a experiência na Jucepi.  

De acordo com a presidente, um dos maiores desafios foi o alinhamento com os diversos órgãos estaduais e municipais que são responsáveis pelo licenciamento de empresas. 

“O principal objetivo da Redesim é melhorar o ambiente de negócios reduzindo a burocracia e simplificando os procedimentos de registro e licenciamento de empresas. Nesse contexto, a lei exige a entrada única de dados cadastrais e de documentos que, na Jucepi, é o Piauí Digital. O apoio do governador Wellington Dias foi fundamental nesse processo de integração, que facilitou a abertura com os órgãos estaduais, e também pelo apoio e recursos na integração com 223 municípios piauienses”, explica Alzenir Porto.

Dentre os avanços apresentados do registro digital de empresas, foi destacado o projeto “Junta sem Papel” da Jucepi, no qual foi mostrado que, em poucos minutos, o empresário assina os documentos do processo por meio do certificado digital. 

“Desde 2016, quando lançamos o sistema integrador Piauí Digital oferecemos o processo eletrônico com assinatura digital. E, no primeiro semestre de 2019, tornamos a ferramenta obrigatória de modo que até agosto todos os processos serão assinados eletronicamente, concluindo, assim, o projeto ‘Junta sem Papel’ e colando a Jucepi como umas das pioneiras no registro 100% digital”, afirma a presidente.

Enaj

O Enaj iniciou na quarta-feira (26) e segue até sábado (29). A programação inclui debates, apresentações sobre experiências de sucesso e workshops reunindo representantes das juntas comerciais e convidados. Da Jucepi, participam também a vice-presidente Simone Senise e o gestor de TI Rafael Oliveira.

O evento conta ainda com a participação de representantes do governo federal, como a secretária de Estado da Modernização, Márcia Amorim; o diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei), André Santa Cruz; e o chefe de Divisão de Supervisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Coaf), Alexandre Cavalcante, entre outros.

Dê sua opinião: