A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, participou, nessa terça-feira (11), de reunião com os representantes da Associação de Notários e Registradores do Estado do Piauí (Anoreg/PI). O encontro teve como pauta a integração entre a central de registros de títulos e documentos de pessoas jurídicas (plataforma de serviços online dos cartórios) com o portal de serviços .

A presidente Alzenir Porto ressaltou que o Piauí Digital como sistema integrador Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) está preparado para se integrar aos cartórios piauienses oferecendo o serviço de emissão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). 

“Nesse contato com a Anoreg, eu digo que é um momento muito feliz porque estamos conseguindo alinhar nosso objetivo maior da Redesim, que é integrar numa plataforma todas as entidades de registro de empresas. Já estamos integrados aos municípios, aos órgãos estaduais; faltava a OAB, que está praticamente dentro do sistema e passando por testes. E agora faremos a integração com os cartórios”, afirma Alzenir Porto.

A presidente da Anoreg/PI, Fernanda Sampaio, explicou que a central de registros está pronta para o processo, faltando apenas os ajustes finais para a integração com o Piauí Digital. “A central de RTDPJ será um avanço para os usuários que poderão solicitar seus serviços de forma eletrônica e a integração com o sistema da Jucepi interligado, por sua vez, com o sistema da Receita Federal será de grande importância e celeridade considerando que as sociedades civis registradas em Cartório de Pessoa Jurídica poderão inscrever o seu CNPJ no ato do registro dessa sociedade civil, associação ou fundação. A central de RTDPJ do Piauí atenderá, portanto, a Redesim. É uma satisfação à Anoreg manter essa interligação com a Jucepi e Receita Federal”, declarou Fernanda Sampaio.

Ainda de acordo com a presidente da Junta Comercial, a participação dos cartórios completa o ciclo de integração da Redesim. 

“Está bem adiantada a entrada dos cartórios nesse ambiente integrado de negócios e depois dos ajustes técnicos entre os sistemas, faremos o lançamento oficial. Tenho certeza que com a parceria Jucepi e Anoreg, o empresariado e a sociedade têm muito a ganhar em eficiência e melhoria dos serviços”, conclui Alzenir Porto.

Participaram também da reunião, a vice-presidente da Jucepi Simone Senise; o secretário-geral Michel Saldanha; o coordenador de TI Rafael Oliveira. Presentes ainda, o delegado da Receita Federal, em Teresina, Eudimar Ferreira e titulares de cartórios da capital e do interior do estado. 

Dê sua opinião: