Estudantes de nove municípios jurisdicionados à 14ª Gerência Regional de Educação, sediada no município de Bom Jesus, tiveram um reforço na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a chegada da Caravana Pré-Enem Seduc. A revisão foi neste domingo (15), no Ginásio Poliesportivo do Colégio Técnico - CTBJ UFPI.

Letícia Batista Fonseca Guerra foi uma dos mais de 400 estudantes que compareceram à revisão. Ela saiu do município de Redenção do Gurguéia e percorreu mais de 60 Km para acompanhar de perto todas as dicas dos professores e complementar as aulas que recebe na Escola José Soares.

"Desde o início do ano os professores da minha escola vem chamando atenção para as questões do Enem, tanto com atividades do livro ou trazendo assuntos para fazermos trabalho. Então, é muito importante para todos que desejam ingressar na universidade ter esta oportunidade por meio da revisão. As dicas que os professores repassam aqui facilitam o entendimento dos assuntos que vemos na sala de aula", disse a estudante.

O gerente da 14ª GRE, Reginaldo Vaz,  destacou a mobilização das escolas de todos os municípios jurisdicionados para participarem da revisão. "Este é um evento muito esperado por toda a comunidade de alunos no nosso calendário letivo, e um exemplo disso são os alunos que percorreram mais de 140 km para estarem na revisão, como a escola da cidade de Manoel Emídio. É gratificante ver o empenho das escolas, pais que trazem seus filhos tanto da rede pública quanto da rede estadual", disse Reginaldo Vaz.

De 8h às13h30, os estudantes contaram com aulas das disciplinas de Biologia com Tercio Câmara, Física com Edilson Martins, Linguagens com Hildalene Pinheiro, Matemática com Raphaell Marques, Química com José Carlos Feijão e Redação com Francisco Rufino. Todos os alunos que compareceram ao encontro receberam o material didático gratuitamente, assim como o lanche no intervalo.

Ana Maria, estudante da Unidade Escolar José Lustosa Filho, localizada em Bom Jesus, acrescenta que a caravana é a oportunidade para os alunos tirarem todas as dúvidas em relação ao exame.

"O Pré-Enem vem como uma forma de revisar os conteúdos que estou estudando durante todo o ano. Com os professores apresentando técnicas e dicas, irei responder da melhor forma a prova do Enem e, assim, conseguir alcançar meu sonho que é cursar engenharia civil", destaca Ana Maria. 

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, destacou o trabalho que a Seduc vem desenvolvendo ao longo das revisões para dar oportunidade a todos os estudantes. 

"Chegamos à cidade de Bom Jesus para mais uma revisão e já estamos em clima de reta final com o Pré-Enem Seduc. Neste ano, estamos percorrendo as gerências regionais com toda a equipe de professores para reforçar o conteúdo educacional aos alunos das escolas públicas estaduais que irão prestar o Enem, afim de garantir aos nossos alunos todas as condições para que eles consigam a aprovação", disse o gestor.

Ellen Gera lembrou que, além das revisões presenciais, a Seduc tem desenvolvido iniciativas visando à preparação dos alunos. "A Secretaria da Educação tem disponibilizado aos estudantes diversos meios de preparação para o Enem com revisões de auditório, preparatório com aulas aos fins de semana, as aulas transmitidas pelo YouTube e polos, o aplicativo Canal Educação para correção de redação e questões, o Passe Livre. Estas e outras ações vêm garantindo a menor taxa de abstenção no exame e o acréscimo em 70% das vagas no Piauí preenchidas por alunos da nossa rede", frisou  o secretário.

Dê sua opinião: