Emendas parlamentares da bancada federal do Piauí serão destinadas para investimento no setor de saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialmente para o Hospital Universitário (HU). Foi o que garantiram o senador Elmano Férrer, do Podemos, e os deputados federais Marcos Aurélio, do MDB-PI, e Átila Lira, do PSB, em reunião com o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas, e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho, durante solenidade de assinatura de convênio entre o Poder Legislativo e a instituição universitária para a realização de concurso do Parlamento Estadual. A reunião ocorreu nesta segunda-feira, 12.

O deputado Marcos Aurélio revelou que os recursos das emendas devem ser destinadas para a ampliação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Universitário, no sentido de melhorar o atendimento de cirurgias cardíacas. "A gente entende a importância do Hospital Universitário, que, além de um bom atendimento nas mais diversificadas áreas, serve como hospital-escola para os alunos aprenderem e se tornar excelentes profissionais. O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimatéia Dantas, solicitou apoio à bancada federal do estado do Piauí, para que possamos instalar mais UTIs no Hospital Universitário, e nós vamos viabilizar emenda parlamentar para a ampliação dessas UTIs. Desta forma, aumentaremos ainda mais a possibilidade de realização de cirurgias para melhorar a vida da nossa população, com tranquilidade e mais saúde", ressaltou o parlamentar


Já o deputado Átila Lira adiantou que será realizada uma reunião de toda a bancada federal do Piauí com a universidade. "Eu, particularmente, já estou comprometido com a universidade no investimento de uma Staturp, empresa inovadora. E assim, cada parlamentar e o conjunto da bancada vão ajudar a universidade a realizar suas metas para atender a população do Piauí.

O senador Elmano Férrer disse que o intuito é fortalecer o setor de cardiologia da UFPI. "Nós nos comprometemos a dar uma ajuda, sobretudo, para o custeio. Já realizam cinco cirurgias por dia, mas tem uma capacidade muito maior de realizar isso", comentou.

O deputado Themístocles Filho também se manifestou: "O que o povo quer é saúde e qualidade de vida. É isso que o povo quer. O Hospital Universitário já é um bom hospital, mas precisamos melhorar ainda mais a quantidade de UTIs para que os médicos possam operar mais gente. Tivemos uma conversa com o deputado federal Marcos Aurélio e com o Elmano Férrer, e eles se comprometeram a destinar emendas para o Hospital Universitário do estado do Piauí".

Concurso

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI),  Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi),  deputado Themístocles Filho (MDB), assinaram, na manhã de segunda-feira (12), na sede do Poder Legislativo, um convênio para realização de concurso público para cargos efetivos na administração do Parlamento Estadual. O certame será organizado pela  Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE-UFPI) e visa o preenchimento de 41 vagas de níveis médio e superior. O edital para concurso público tem previsão de lançamento para o dia 26 de agosto e deve ser realizado em janeiro de 2020.

O reitor prometeu cumprir rigorosamente com o calendário e realizar o processo com todo o rigor que sempre é feito pela universidade. Também agradeceu a confiança depositada na instituição. "Para que tenha essa credibilidade, a gente tem que ter muito cuidado na hora de assumir os compromissos. Nós assumimos aqueles compromissos que podemos cumprir", afirmou.

"A Universidade tem credibilidade em qualquer lugar do país, pois temos um reitor muito atuante. A universidade vai realizar a prova em janeiro ou fevereiro, mas até junho do próximo ano queremos dar posse a todos. É uma janela de oportunidades que dará oportunidade a 41 piauienses ou para pessoas de outros estados. Nós vamos melhorar ainda mais os quadros da nossa Assembleia. Aqui agradeço a Universidade Federal e ao nosso magnífico reitor por esse ato, mas o ato mais importante é no dia do concurso. A UFPI possui credibilidade, e é isso que fortalece essa assinatura", disse Themístocles Filho.

O reitor Arimatéia Dantas destacou que não é a primeira vez que a UFPI realiza concurso para provimentos de vagas na Alepi: “Já é a terceira vez que firmamos essa parceria para a realização de concurso para o preenchimento de cargos aqui na Assembleia e mais uma vez estamos aqui fazendo essa parceria, e o presidente Themístocles escolheu a universidade devido à credibilidade da instituição e de sua comissão permanente de processo seletivo. Como falei: para que tenhamos credibilidade é necessário assumirmos aqueles compromissos que possamos cumprir”, disse.

Os candidatos aprovados e classificados, ao serem nomeados, serão vinculados ao Estatuto do Servidor Público Civil do Estado do Piauí. O prazo de validade do concurso será de dois anos, contado da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial do Poder Legislativo, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. A convocação do candidato será feita pela Assembleia através de jornais de grande circulação no Estado ou, alternativamente, via Correios, por carta registrada com aviso de recebimento (AR), onde estabelecerá o horário, dia e local de apresentação do candidato devidamente documentado, conforme o edital.

Dê sua opinião: